O Mercado Livre acaba de implementar uma inovação em suas operações logísticas com o uso de robôs autônomos no centro de distribuição de Cajamar (SP). A tecnologia promete aumentar a eficiência, acelerando o processamento de pedidos e garantindo entregas mais rápidas.
Semelhantes aos já conhecidos aspiradores robô, os equipamentos, da marca Quickton, possuem um metro de diâmetro, pesam 145 quilos e se destacam pela cor amarela. Com capacidade para transportar até 600 kg e autonomia de oito horas, os robôs se movem de forma autônoma, retornando sozinhos às estações de recarga.
Na primeira fase, mais de 100 robôs foram integrados, responsáveis pela movimentação de até 20 mil itens por dia. Em conjunto com o trabalho humano, a tecnologia reduzirá o tempo de processamento dos pedidos em até 20%.
O investimento faz parte de uma estratégia para otimizar a capacidade de armazenamento, especialmente em períodos de alta demanda, como datas comemorativas e Black Friday. A novidade reforça o compromisso com a inovação e aprimoramento da experiência do cliente, transformando o mercado de e-commerce brasileiro.
Fonte: Diário do Brasil Notícias