Canal do Porto do Rio terá operações noturnas

Canal do Porto do Rio terá operações noturnas
Canal de Cotunduba passará a funcionar 24 horas por dia ainda neste ano, o que deve reduzir custos para armadores e donos de cargas.
Fonte: Agência Brasil via ANBA, 28/04/2020.

Tânia Rego/Agência Brasil (Divulgação).

Tânia Rego/Agência Brasil (Divulgação).

“Rio de Janeiro – O principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro, o Canal de Cotunduba, que recebe navios de grande porte, passará, ainda este ano, a funcionar 24 horas por dia. Atualmente, no canal são feitas somente operações diurnas. A ideia é que já no segundo semestre deste ano o Canal de Cotunduba esteja com operações noturnas.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho Melhorias da Acessibilidade Aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, da Companhia Docas do estado (CDRJ), Marcelo Villas-Bôas, a principal vantagem de funcionar à noite é a redução de custos para os armadores e donos de carga. Esse custo de navegação é calculado por hora.

Villas-Bôas destacou que se um navio que carrega contêineres entra no porto para fazer operação de carga e descarga e conclui essa operação à noite, ele é obrigado a esperar, em média, entre oito e 12 horas para poder “suspender”, isto é, levantar âncora. “Isso prejudica o porto, que tem o cais imobilizado, sem atividade. O porto perde com isso, a cidade perde com isso, porque é receita, e reduz a atratividade do Rio de Janeiro como porto de carga”, disse.

Para o porto, há um ganho adicional à maior rotatividade, que é poder operar com navios que vão poder sair à noite, com capacidade de carga maior. Ou seja, o porto fica mais competitivo e reduz o custo. A preparação do canal para operar à noite exigiu a colocação de um sistema de balizamento ou sinalização náutica moderna”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *